quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Barroco no Brasil

As manifestações literárias são didaticamente divididas em grandes eras, que por sua vez são divididas em movimentos menores, chamados de estilos de época, movimentos ou escolas literárias. A literatura brasileira também apresenta essa divisão, e duas grandes eras. A era colonial tem início com a chegada dos portugueses, lá por volta de 1500, e se estende até 1808 quando a família real chega ao Rio de Janeiro. A era nacional tem início em 1836 quando temos a entrada no cenário do movimento romântico, e se estende até o dias atuais.

Esse período de transição de 1808 a 1836 corresponde ao período do processo da luta pela independência polícia de Portugal.

A era colonial é dividida em:

  • Quinhentismo, que tem início por volta de 1500.

  • Barroco, que tem início no século XVII e se estende até o século XVIII.

  • Arcadismo, que tem início no século XVIII e se estende até meados do século XIX.


Os textos produzidos no Brasil por volta de 1500 não podem ser considerados manifestações realmente literárias, eles se aproximam mais de textos históricos, e correspondem aos textos que os portugueses escreviam sobre os relatos da viagem e o que encontram em terrar brasileiras, ou então eram textos produzidos pelos jesuítas, mas voltados para a catequese, toda essa produção é chamada de quinhentismo brasileiro. Não há um consenso sobre a qual foi a primeira manifestação literária brasileira, alguns acham que o barraco foi essa primeira manifestação, outros por sua vez acreditam que só podemos falar em uma literatura realmente brasileira a partir do romantismo, ou seja, a partir do século XVIII. Mas em uma coisa todos os estudiosos concordam, é no barroco que encontramos não só o primeiro, mas um dos mais talentosos do Brasil, o grande Gregório de Mattos.

O movimento Barroco no Brasil tem início em 1601, com a publicação do poema “Prosopopéia” de Bento Teixeira, e se estende até meados do século XVIII, quando ocorre a fundação da Arcádia Ultramarina, em Vila Rica-MG, e tem como marco também a publicação das obras poéticas de Claudio Manoel da Costa.

O termo barroco no Brasil apresenta duas grandes vertentes, fala-se de um barroco literário e arquitetônico, no século XVII, principalmente na Bahia, e também de um barroco mineiro, também conhecido como barroco tardio, no século XVIII, que é contemporâneo do arcadismo.

As manifestações brasileiras deste período refletem a visão de mundo e a estrutura de um país colônia, marcado pelo ciclo econômico açucareiro. As poucas atividades culturais concentravam em Salvador-BA ou em Recife-PE.

O barroco brasileiro foi muito influenciado pelo barroco europeu, e o que foi mesmo o Barroco?

O Barroco foi o movimento do contraste, do exagero, do jogo das ideias e das verdades contraditórias, este barroco marcadamente exagerado também tem suas reflexões aqui em nossas terras. O jogo de ideias e de palavras visava não só a ornamentação e a preocupação com a estrutura formal do texto, mas também o jogo lógico, de ideias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário